Clique no player abaixo para ativar o som.
100+ de traficantes mortos, ou seja, um massacre, necessário? Claro que não, mas… O Estado nao usa da sua “inteligencia” para resolver o caso da forma correta, e opta por avancar, enfim, enfrente violencia com violencia, e com certeza nao sera assim que sera resolvido o problema.
Não é de hoje, que o Comando Vermelho desafia as autoridades no Estado do Rio de Janeiro.
Complexo do Alemão e da Penha (são 27 favelas cercadas por matas) nao existe estado, exste domínio dos traficantes.
Há abuso por parte da Polícia, óbvio que sim, mas como conter a ousadia dos traficantes, se lei para eles, somente a deles.
Comissoes de Direitos Humanos, ongs, partidos políticos já ingressaram no judiciário (ADPF das Favelas), para impedir as operacoes policiais no Estado do Rio de Janeiro, e foi deferido pelo Min. Fachin a suspensao, e apos conseguirem este provimento, ainda assim as operacoes continuaram, e a desobediencia somente poderia ser enfrentada com algumas ações do Judiciário, a exemplo da prisao do secretario da seguranca publica, pois é dele que vem o comando para as acoes policiais, logico com a anuencia do Governador, para prisao para o Governador nao caberia, neste caso caberia intervencao do Estado, o que com certeza longo caminho para se conseguir obter uma intervencao do Estado, precisa da anuencia do Congresso Nacional, e nao há interesse político para isso, e tambem talvez nao fosse o caminho, talvez.
Marcio VP e Doca dominam a criminalidade no RJ, o primeiro preso há decadas, e segundo foragido.
Há 15 anos atrás, em 2010 se comemorava a tomada pelo Estado do complexo do Alemao, algo apenas paliativo, o complexo do alemao, nao termina, e nao terminara, da mesma forma que a cracolandia tambem nao, ambos nao sao problemas de criminalidade, sao problemas sociais, o primeiro alem de faltar vontade politica, a populacao sempre da de ombros para a criminalidade, acha que bandido bom é bandido morto, o segundo alem de faltar vontade politica, é literalmente um problema de saude pública.
A Uniao deveria intervir, isso deixou de longe de ser um problema do Estado do Rio de Janeiro, isto é um problema nacional, afinal o comando vermelho, nao esta somente no Rio de Janeiro, esta encrustado em todo o Estado Brasileiro, assim como o PCC (outra historia para contar).
O Estado nao entende o que é o Comando Vermelho, nao compreende que estamos falando de criminosos de verdade, e com criminosos de verdade temos que agir com inteligencia, e nao meramente atacando, é literalmente enxugar gelo, e o pior é que todos sabemos disso.
Quando me lembro da comeracao da tomada do complexo do alemao há 10 anos atras, tinha conviccao que era so uma questao de tempo, para insurgirem-se novamente novos criminosos, pois ainda que se possa prender, nao é prendendo os criminosos, que o crime termina, pois eles comandam o crime de dentro dos presídios, é com inteligencia, e isto falta muito para as autoridades do Estado Brasileiro.
GLO, está é isto que o RJ precisa, e nao ate que se estabelize, e sim enquanto o CV achar que manda no Estado do Rio de Janeiro.
Somente a Garantia da Lei e Ordem-GLO é que poderá resolver este problema neste momento, isto instantaneamente, mas há que se fazer um planejamento, formar uma comissao do Estado do Rio de Janeiro e no Concresso Brasileiro, para que se resolva isso, identificando os reais problemas, e atacando.
Chega de querer aumentar as penas, NAO RESOLVE AUMENTAR PENAS para criminosos de verdade, alguem tem que contar isso para os membros do congresso.
O FSP tem estudos em conjunto com o NEV demonstrando como se dá a criminalidade, logo se sabemos como se dá, é possivel saber como combater.
O Forum de Seguranca Publica-FSB com os seus relatorios recorrentes nos ajudam a compreender o mapa da criminalidade, nao so no Estado do Rio de Janeiro, mas em todo o Estado Brasileiro, combinado com o Núcleo de Estudos de Violencia-NEV/USP, pois la existem pessoas experientes que entendem de seguranca publica, e sobre a criminalidade.
Fonte:
https://www.mprj.mp.br/adpf-635
Texto autoral: Hagen Lecter (Ghostwriter – Humano)
Em: 29out2025 – Manhã de quarta-feira – 11:44am (dia chuvoso por aqui…)
Época e Local: Verão/2025 – Porto Alegre/RS
