Triagem – Tremembé…

🎵 Esta página possui trilha sonora.
Clique no player abaixo para ativar o som.

 

Suposto fato criminoso, se flagrante, prisao provisoria ou preventiva, ou prisao pena encaminhado sera o preso ao estabelecimento prisional.

Ausente Ação Penal-AP, provavelmente estaremos falando de Prisao em Flagrante, Provisoria ou Preventiva, sao nestas tres modalidades que vou me debrucar aqui.

Encaminhado para um estabelecimento prisional, inicialmente sera feita a triagem, isto posto, algumas perguntas deveriam ser feitas ao preso:

  1. É faccionado?
  2. Tem treta com  algum preso que voce sabe que esta nesta unidade, ou com algum desafeto extra-muros?
  3. Está em tratamento médico?
  4. Toma algum remédio, em especial tarja preta?

Outras questoes deveriam ser relevantes por quem vai decidir o local que sera alocado este preso, a exemplo de:

 

  1. O Preso é acusado de crime sexual, a exemplo de estupro, ou abuso sexual de crianca, ou mesmo estupro com morte, seja de crianca ou de mulher?
  2. O preso já tem condenacoes? Caso sim, em quais crimes?

Pois bem, com base nestas simplorias questoes acima, o preso sera alocado:

a) Na galeria, ou

b) No seguro

Galeria, é o local que ficam os presos que nao sao obrigados a ser alocados no seguro.

E, quais presos sao obrigados a ser alocados no seguro?

  1. Com treta com algum preso do estabelecimento que está;
  2. Acusado de praticar estupro contra mulher, crianca, com resultado morte ou nao
  3. Alterado, e precisa de acalmar.

Ocorre, naturalmente o seguro nao é tao seguro assim, pois a depender dos estabelecimentos prisionais, os presos da galeria conseguem ter acesso ao seguro, e lá executam o tipo de preso com caracteristicas que nao agradam os presos regra geral, seja pelo tipo de acusacao de crime, seja apenas de forma gratuita.

Ocorre, naturalmente que quem esta na galeria, sempre tem quem vai exercer a lideranca, mas sempre podera ter mais de um preso que queira exercer a lideranca, isto posto treta natural na galeria, alguem ira sucumbir.

Além deste breve contexto, quem manda dentro do estabelecimento prisional não é o Estado, e sim as Faccoes Criminosas existentes no Brasil, regra geral PCC e CV, sem prejuizos de outras faccoes que existem em outras regioes do Brasil, com no RS, no Norte, Nordeste, entre outros lugares.

O Estado tem estrutura e condicoes para tomar conta dos estabelecimentos prisionais, mas nao tem interesse, e a sociedade tem como regra “Bandido bom, é bandido morto”.

Temos uma questao complexa nos estabelecimentos prisionais, ou seja, nao existe um Padrao para apuracao de Falta Disciplinar, cada Estado tem as suas regras, quando nao, cada estabelecimento prisional, e as pessoas que compoe o Cômite para atribuir falta leve, media ou grave, regra geral NAO TEM CAPACITACAO para isso.

O mundo do crime é um mundo pararelo, existem duas situacoes, em relacao aos 800 K da populacao carceraria brasileira, atualmente (Novembro/2025).

Fora a questao que 1/3 se trata de preso provisorio, ou seja, ausente de condenacao com transito em julgado, em resumo nao fora formada a culpa, dos 2/3 temos condenados que realmente sao Criminosos de verdade, e outros que sao criminosos de por ocasiao, e o que sao criminosos de verdade e criminosos de ocasiao?

Criminosos de Verdade

Sao os faccionados, que fazem do Crime a sua vida, pouco estao se lixando para o Estado, pouco estao se lixando para o tempo de pena, e nestes se dividem em dois sub-tipos:

(i) Criminoso ralé; 

Faccionados, Assaltantes de Banco, Traficantes

(ii) Criminoso do Colarinho Branco

Políticos, empresários

Criminosos de Ocasiao ou Crime Passional

 

Aqui teremos regra geral, os crimes ambientais, Lei Maria da Penha, estelionatários, furtos e roubos de celular, 

A ideia de escrever este post ocorreu pois já é um tema que faz algum tempo que eu desejava escrever, embora ja tenha excertos deste texto em outros que eu já publiquei em algum lugar, mas pontualmente pois hoje 14/nov/2025 inicei a assistir Prime TV (Tremembé).

 

Texto autoral: Hagen Lecter (Ghostwriter – Humano)

Em: 14nov2025 – Noite de sexta-feira – 21:42pm 

Época e Local: Verão/2025 – Porto Alegre/RS

Aviso editorial e jurídico Este conteúdo reúne informações públicas verificáveis e opinião do autor. Citações e dados devem vir com referência e data de acesso (padrão ABNT). Não há imputação de crime ou atribuição de status profissional sem confirmação pública/documental. Para correções, complementos ou direito de resposta, escreva para contato@hagenlecter.com.br. Última atualização deste post: 15/11/2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima